Ruben Semedo

rsemedo

Rúben Afonso Borges Semedo, nasceu em 4 de Abril de 1994, na cidade da Amadora. Filho de pais Cabo-Verdianos, cresceu no Bairro de Casal de Mira, tendo começado a jogar futebol nos Infantis do Sacavenense.

Jogou nos Juvenis do Futebol Benfica, onde depressa se destacou, sendo descoberto pelo Prof. Luís Dias.

Chegou ao Sporting como médio, a meio da temporada de 2009/2010 e só na época seguinte é que recuou para central, quando Eric Dier foi para Inglaterra e Tobias Figueiredo se lesionou.

Foi um dos jogadores em maior destaque na equipa de Juniores que brilhou no Next Generation Tournament, chegando a receber uma proposta do Liverpool, mas resolveu ficar no Sporting, sendo um dos primeiros jogadores a renovar contrato com a nova Direção liderada por Bruno de Carvalho.

No inicio da época de 2013/2014 foi integrado por Leonardo Jardim nos trabalhos da equipa principal e beneficiando do impedimento de Eric Dier e Marcos Rojo, chegou mesmo a atuar como titular no jogo com a Fiorentina para o Troféu Cinco Violinos, no qual marcou um golo realizando uma excelente exibição.

Terminada a pré-época passou a jogar na Equipa B, mas continuou a ser uma opção válida para Leonardo Jardim.

Estreou-se no dia 20 de Outubro de 2013, entrando ao intervalo de um jogo a contar para a Taça de Portugal, no qual o Sporting goleou o Alba por 8-1, mas não voltou a ter nenhuma oportunidade até ao fim da época.

No início da época seguinte chegou a participar na vitória na Taça de Honra, mas Marco Silva não apostou nele e foi relegado para a Equipa B, sendo emprestado ao Reus da 2ª divisão B de Espanha.

Regressou para ser integrado na pré temporada de 2015/2016 sob o comando de Jorge Jesus, que o experimentou no lugar de médio defensivo, e assim participou na vitória sobre o Benfica no jogo da Supertaça, entrando na 2ª parte.

No dia 14 de Agosto a Sporting SAD informou ter chegado a acordo com o Vitória de Setúbal, para a cedência do jogador por uma temporada.

Em Setúbal, Semedo confirmou ser um valor em ascensão e foi titular, jogando principalmente como central, de tal forma que em Janeiro na reabertura do mercado foi chamado de regresso ao Sporting, para compensar a lesão de Tobias Figueiredo, assinando um novo contrato até 2022, com uma cláusula de rescisão a ser fixado em € 45 milhões.

Setembro/2016