ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sérgio Odeith

sodeith

sodeith2A imagem ilustra o excelente guitarrista e compositor Carlos Paredes mas, neste caso, o destaque dirige-se ao extraordinário autor da pintura: Odeith.

Sérgio Odeith é um artista português, nascido em 1976, na Damaia.

As suas obras caracterizam-se pela tridimensionalidade que apresentam, pela ilusão que transmitem de objetos 3D.

Nos idos anos da década de 1980, a arte de rua, dava os primeiros passos em Portugal, e foi na década seguinte que Odeith despertou para os graffiti.

O gosto pelo desenho era antigo, mas foi na rua e nas linhas de comboio que encontrou o seu caminho. Em 1999, inaugurou um estúdio de tatuagens e, em 2008, rumou a Londres para novos desafios.

Atualmente, de regresso a casa e a viver na Amadora, alterou o modo de vida de tatuar para pinturas murais, faz da pintura a sua atividade principal.

Para Sérgio Odeith, voltar, hoje, à Damaia, é “Encontrar velhos amigos e cruzar-me com pessoas que assistem ao meu percurso há mais de 20 anos”.

Na juventude frequentou a Escola Secundária D. João V, na Damaia, e é nos muros daquela escola que podemos apreciar muitas das suas obras. Sérgio Odeith conta-nos que, sem nunca ter tido apoios para pintar o muro da escola “em 1999 decidimos fazer um peditório a todos os moradores em frente ao muro, no qual juntámos 450€, pois queríamos pintar o maior graffiti nacional feito em spray no muro da escola D. João V”.

sodeith3

A sua arte encontra-se dispersa pelo mundo, nomeadamente, nos Estados Unidos da América, no Dubai, em Israel, na cidade de Ribeira Grande (Ilha de S. Miguel), e por muitas outras cidades portuguesas.

A Amadora, em particular a Damaia, desfruta do privilégio de exibir muitas das obras daquele que é considerado um dos melhores artistas do mundo na arte dos graffiti: Odeith.

Fonte: website de Odeith [www.odeith.com]

 

 Setembro/2016

 

pessoa