ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • Hastear da bandeira
    Hastear da bandeira

    O Hastear da bandeira, alusivo à data, decorreu no Átrio dos Paços do Concelho, com a presença da Banda da Sociedade Filarmónica de Comércio e Indústria da Amadora.

  • Hastear da bandeira
    Hastear da bandeira

    Hastear da bandeira

  • Receção nos Recreios da Amadora
    Receção nos Recreios da Amadora

    Receção nos Recreios da Amadora

  • Receção nos Recreios da Amadora
    Receção nos Recreios da Amadora

    Receção nos Recreios da Amadora

  • Sessão Solene dos 42 anos do 25 de Abril
    Sessão Solene dos 42 anos do 25 de Abril

    No âmbito das Comemorações do 42º Aniversário do 25 de Abril realizou a Assembleia Municipal da Amadora a respetiva Sessão Solene, que teve lugar no Auditório dos Recreios no passado dia 25 de Abril.

  • Mesa
    Mesa

    Constituição da  Mesa da Sessão Solene Comemorativa do 42ª Aniversário do 25 de Abril

  • Saúl Falcão
    Saúl Falcão

    A Sessão Solene Comemorativa dos 42 anos do 25 de Abril iniciou-se com a apresentação de um momento de música e dança, com a atuação de Saúl Falcão e do Quórum Ballet.

  • Quórum Ballet
    Quórum Ballet

    A Sessão Solene Comemorativa dos 42 anos do 25 de Abril iniciou-se com a apresentação de um momento de música e dança, com a atuação de Saúl Falcão e do Quórum Ballet.

  • Sala
    Sala

    A Associação 25 de Abril fez-se representar pelo Digníssimo Capitão da Força Área, Engenheiro Eduardo Pessoa Santos., que honrou a Assembleia Municipal com a sua intervenção nesta Sessão Solene.
    Cada Grupo Municipal da A.M.A. fez-se representar , tendo-se registado os discursos do senhor Rui Medeiros (Grupo Municipal do PS); do senhor Miguel Vidigal (Grupo Municipal da CDU); do senhor Daniel Rodrigues (Grupo Municipal do PSD); do senhor Nuno Pereira (Grupo Municipal CDS-PP ) e do senhor Ricardo de Almeida (Grupo Municipal do BE).
    No decurso da Sessão Solene registaram-se ainda as intervenções do Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Amadora – Joaquim Raposo e da Senhora Presidente da Câmara – Carla Tavares.

  • Presidente da Assembleia Municipal da Amadora
    Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

    - “…Em 25 de Abril de 1974, vivemos, muitos de nós, aquele dia único, madrugada luminosa, em que jovens militares, revoltando-se, tornaram realidade o sonho de gerações. Derrubaram então o regime fascista.…”

  • Presidente da Assembleia Municipal da Amadora
    Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

    - “…Que nunca percamos a visão de um mundo onde valores tais como o direito à vida, igualdade, solidariedade e liberdade, temas estes que jamais serão esgotados, devem ser tratados como essenciais ao exercício pleno dos direitos inerentes à personalidade do homem, com vistas a melhorar o convívio daquele com o seu próprio meio…”

  • Presidente da Câmara Municipal da Amadora
    Presidente da Câmara Municipal da Amadora

    …”Permitam-me expressar com redobrado orgulho que a Amadora é hoje, não só um símbolo de Abril, mas também um exemplo na dignificação dos valores emanados da revolução. Uma revolução que se fez e faz todos os dias, com trabalho, com dedicação, com respeito pelos diversos atores da cidade…”

  • Presidente da Câmara Municipal da Amadora
    Presidente da Câmara Municipal da Amadora

    “…Como filhos de Abril cabe-nos celebrar e honrar 42 anos desta primavera de esperança e alegria. Aos que nos deixaram em saudade e aos que estão entre nós, o compromisso de continuar a lutar e manter vivos, os ideais e valores de Abril. A todos, a nossa mais profunda expressão de agradecimento, na crença profunda da aurora da liberdade, que a vós vos devemos…”

  • Capitão da Força Aérea Engenheiro Eduardo Pessoa Santos  Representante - Associação 25 de Abril
    Capitão da Força Aérea Engenheiro Eduardo Pessoa Santos Representante - Associação 25 de Abril

    - “… Hoje comemoramos 42 anos do 25 de Abril, da recuperação da liberdade, dos valores e da democracia em Portugal. Como se lembram havia três objetivos básicos para a ação que foi iniciada nesse dia. Os chamados, três “D”. A descolonização, a democracia e o desenvolvimento…”

    - “…É com essa esperança, com a convicção de que só à volta dos valores de Abril conseguiremos consolidar um País Soberano baseado na dignidade da pessoa humana e na cidadania e empenhado na Construção de uma sociedade livre, justa e solidária, que deixamos um enorme abraço fraternal a todas e a todos…”

  • Rui Medeiros - Grupo Municipal PS
    Rui Medeiros - Grupo Municipal PS

    - “Eu sou filho da liberdade. Não vivi a ditadura, não lutei contra o fascismo, não presenciei esse dia histórico que foi o 25 de Abril de 1974. Nasci no Portugal democrático, numa democracia consolidada, na Amadora, 8 dias antes do nosso Município ter sido criado. Criado porque o poder local democrático é outra das heranças da revolução…”

    -”…Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades mas a democracia herdada do 25 de Abril está viva: devemos apreciá-la e vivê-la diariamente…”

  • Miguel Vidigal - Grupo Municipal CDU
    Miguel Vidigal - Grupo Municipal CDU

    - “…Veio Abril. E tudo o que se alcançou foi conquistado: a liberdade de imprensa (que hoje tantos querem condicionar…), de associação, reunião e manifestação; as Nacionalizações; a Reforma Agrária; os direitos laborais, sociais e culturais: liberdade sindical, direito à greve, a não ser despedido sem justa causa, protecção na infância, na velhice, na doença, no desemprego, direito à igualdade das mulheres no trabalho, na família, na sociedade, direitos para a juventude…”

    - “… Hoje comemoramos Abril. Sem medo do medo. Com a certeza que os seus valores perduram na consciência de milhões portugueses com a força que faz deles referência para uma politica alternativa, patriótica e de esquerda. Referência também na luta por uma Europa dos trabalhadores e dos povos …”

  • Daniel Rodrigues - Grupo Municipal PSD
    Daniel Rodrigues - Grupo Municipal PSD

    - “… O 25 de Abril também e ainda, como marca identitária de todos quantos vivem a liberdade como o maior de todos os direitos. Também o 25 de Abril de uma geração que nesta cidade não está adormecida e vive e sente a liberdade como mais nenhuma…”

    - “… E na nossa actuação tenhamos sempre a lembrança que foi o 25 de Abril que nos trouxe até aqui, e é pelo 25 de Abril que teremos todos de trabalhar, rumo a uma cidade mais próspera e mais livre…”

  • Nuno Pereira - Grupo Municipal CDS/PP
    Nuno Pereira - Grupo Municipal CDS/PP

    - “…A cada 25 de Abril que passa o país é inundado de documentários, reportagens e noticias com um propósito muito claro: não fazer esquecer, sobretudo às gerações mais novas, a importância que a revolução militar de Abril de 1974 teve na instauração da democracia em Portugal. E ´´E bom que se recorde este dia …”

    - “…O 25 de Abril é também isto, é democracia e liberdade, é direito à vida e ao progresso, é direito à propriedade e à Justiça. É direito à felicidade! …”

  • Ricardo Almeida - Grupo Municipal BE
    Ricardo Almeida - Grupo Municipal BE

    - “… Há 42 anos derrotámos as inevitabilidades da vida, rejeitámos um fado que não nos pertencia. Dos escombros de um regime podre e de uma elite apavorada fizemos nascer uma democracia, serviços públicos, Estado Social …”

    - “…A minha geração não conheceu ditadura fascista, é verdade. Mas conhece, porque faz, a resistência que dá vida à Democracia. ..”