• 25 de Abril 43 anos
  • Index
  • 01

Jorge Silva: “Coitadinho do Tiraninho” - Poema de Fernando Pessoa, sobre Salazar; Ruas de Lisboade Joaquim Pessoa

• 02

Elsa Valentim: “Quem a Tem…” de Jorge de Sena“Abril de Abril” de Manuel Alegre

• 03

José Peixoto: “Exílio” de Manuel Alegre“Não passam mais” de José Carlos Ary dos Santos

• 04

Patrícia André: “Quero Voar” de José Gomes Ferreira“Pior que não contar” de Mário Dionísio

• 05

Rui Rebelo: “Queixa das Almas Jovens Censuradasde Natália Correia, Canção de José Mário Branco

• 06

Constituição da Mesa da Sessão Solene Comemorativa do 43.º Aniversário do 25 de Abril

• 07

Representante do BE: Deolinda Martin

“…As receitas são simples: precisamos de nos olharmos enquanto seres humanos, com a obrigação de respeito e solidariedade que devemos a cada um e a cada uma, em paz, e escolhermos, a partir daí, o que é melhor para o bem coletivo! Transformar o coletivo em força de mudança foi e é a grande lição da Revolução dos Cravos!...”

• 08

Representante do CDS-PP: João Paulo Castanheira

“… O 25 de Abril não tem donos nem tem senhorios, não é propriedade da esquerda, não é propriedade de partido nenhum. É de todos os homens e mulheres que à esquerda, ao centro e à direita, se revêm nos ideais da democracia, da liberdade e da tolerância…”

• 09

Representante do PSD: Patrícia Ferreira

“…Abril é a possibilidade que todos nós temos, hoje em dia, de criticar, exercer o contraditório, de utilizarmos o nosso livre arbítrio. Essa foi e será sempre a maior conquista…”

• 10

Representante do CDU: Sónia Batista

“… Tenho orgulho de pertencer a esta geração! E é com orgulho que explico aos meus alunos, todos os anos letivos, independentemente da sua idade ou origem social e cultural que a Liberdade que hoje temos, é um tesouro que se conquistou…”

• 11

Representante do PS: Margarida Matos

“…Com Abril iniciou-se o sonho. Falar de Abril é falar de Liberdade. Celebrar Abril é ter consciência plena daquilo pelo qual muitos lutaram. Celebrar Abril é ter memória. Celebrar Abril é ser capaz de sentir gratidão…”

• 12

Presidente da Câmara Municipal da Amadora: Carla Tavares

• 13

Presidente da Assembleia Municipal da Amadora: Joaquim Raposo

“…Em ano de Eleições Autárquicas em Portugal, o dia da liberdade ganha ainda mais importância. A democracia Portuguesa, a Liberdade Portuguesa, a República Portuguesa, as Autarquias Locais, são hoje inquestionáveis como valores e dados adquiridos…”

• 14

Presidente da Assembleia Municipal da Amadora: Joaquim Raposo

“… tivemos a criação do Município de Abril em 1979. Por destaque do então Município de Oeiras, nasceu a Amadora.

Desde esse radioso 11 de Setembro de 1979, esta cidade, este Concelho mudou bastante e, claramente para melhor.

Hoje somos uma realidade, como comunidade humana e território, com vida, solidária, fraterna, com qualidade, mesmo uma referência positiva na Área Metropolitana de Lisboa…”

• 15

Presidente da Assembleia Municipal da Amadora: Joaquim Raposo

“… O melhor da Amadora são e serão, sempre, as pessoas!...”