ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • Sessão Solene dos 41 anos do 25 de Abril
    Sessão Solene dos 41 anos do 25 de Abril

    No passado dia 25 e no âmbito das comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril realizou a Assembleia Municipal da Amadora a respetiva Sessão Solene, que teve lugar no Auditório dos Recreios da Amadora.

  • Hastear da bandeira
    Hastear da bandeira

    A Sessão Solene do 25 de Abril foi antecedida do habitual hastear da bandeira, que decorreu no átrio dos Paços do Concelho, com a presença da Banda da Sociedade Filarmónica de Comércio e Indústria da Amadora.

  • Mesa da Sessão Solene Comemorativa do  41.º Aniversário do 25 de Abril
    Mesa da Sessão Solene Comemorativa do 41.º Aniversário do 25 de Abril
  • Grupo Coral da Damaia
    Grupo Coral da Damaia

    A Sessão Solene teve início com um 1º momento constituído pela apresentação de um vídeo com depoimentos de crianças de várias escolas do Município da Amadora, sobre o 25 de Abril, seguido pela atuação de 2 grupos corais alentejanos: o Grupo Coral da Damaia e o Grupo Coral da Brandoa.

  • Grupo Coral da Brandoa
    Grupo Coral da Brandoa
  • Grupo Coral da Brandoa e Grupo Coral da Damaia
    Grupo Coral da Brandoa e Grupo Coral da Damaia
  • Sessão Solene: 41 anos - 25 de Abril
    Sessão Solene: 41 anos - 25 de Abril

    No decurso da Sessão Solene, registou-se as intervenções do Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Amadora – Joaquim Raposo e da Senhora Presidente da Câmara – Carla Tavares. A Associação 25 de Abril prestigiou este órgão com a presença do Senhor Coronel Rosado da Luz, que muito honrou com a sua intervenção nesta Sessão Solene. Discursaram ainda os representantes de cada Grupo Municipal da A.M.A.: António Ramos Preto (Grupo Municipal do PS); Ágata Pereira (Grupo Municipal da CDU) ; Daniel Sampaio (Grupo Municipal do PSD); Nuno Pereira (Grupo Municipal do CDS/PP) e João Camargo (Grupo Municipal do BE).

  • Presidente da Assembleia Municipal da Amadora
    Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

    - “…Hoje, 41 anos depois daquela madrugada radiosa, 41 anos depois da aprovação da nova Constituição da República, continuamos a acreditar nos valores de Abril e, sobretudo, no valor que recebemos dos capitães de Abril : liberdade…”

  • Presidente da Assembleia Municipal da Amadora
    Presidente da Assembleia Municipal da Amadora

    - “…Comemorar os 41 anos do 25 de Abril de 1974 não pode ser só uma rotina, uma repetição que todos os anos nos obrigamos a fazer. Deve ser o reafirmar do compromisso que celebramos com as nossas comunidades, e, particularmente, com a Amadora, para a bem servir, para contribuir para a criação duma vida melhor, para todos e para cada um de nós…”

  • Presidente da Câmara Municipal da Amadora
    Presidente da Câmara Municipal da Amadora

    - “…O ritmo apressado dos tempos, levou-nos a que 41 anos depois façamos a justa e merecida homenagem aos homens de Abril. Aos que já nos deixaram pela agonia da idade quero deixar a promessa de continuar a lutar por manter os ideais e os valores de Abril intactos e permanentes. Aos que temos a felicidade de ter entre nós, o compromisso com eles, não renegaremos a nossa condição de filhos de Abril…” - “…Há sempre outro caminho, haja vontade, determinação e uma força indomável que não nos deixe quebrar pelo desânimo tantas vezes instigado por conveniências instaladas. Foi para isto que fizemos o 25 de Abril…”

  • Coronel Rosado da Luz - Representante da Associação 25 de Abril
    Coronel Rosado da Luz - Representante da Associação 25 de Abril

    - “…Já passaram 41 anos sobre o dia em que o MFA libertou os portugueses de uma ditadura de mais de 47 anos, abriu as portas à liberdade, à democracia, à paz, à justiça social…” - “… Temos de continuar a sonhar, mesmo que nos pareça utópico, com o regresso dos valores de Abril à nossa pátria…”

  • António Ramos Preto - Grupo Municipal PS
    António Ramos Preto - Grupo Municipal PS

    - “…O dia de hoje devia ser um dia comum, um dia normal. Um dia em que a liberdade de escolha, que aconteceu naquele 25 de Abril de 1974, fosse como que um respirar diário e contínuo para cada um de nós…” - “…Hoje é o dia em que celebramos os avanços e os recuos, os tempos de esperança e os tempos de desespero, os tempos de mais abundância e os tempos de restrição e de carência…”

  • Ágata Pereira - Grupo Municipal CDU
    Ágata Pereira - Grupo Municipal CDU

    - “…Ainda acreditamos, como o poeta, que ninguém cerrará as portas que Abril abriu, mas também é certo que muitos têm sido os esforços no sentido da contrarrevolução…” - “…Quando falamos de Abril, também falamos de poder local, e da aproximação das populações aos seus representantes eleitos. A Amadora – Município de Abril, é disto exemplo…”

  • Nuno Pereira - Grupo Municipal CDS/PP
    Nuno Pereira - Grupo Municipal CDS/PP

    -“…O golpe de estado em 25 de Abril de 1974, conhecido como a “revolução dos cravos”, teve como objetivo derrubar a ditadura do estado novo e proporcionou a Portugal a abertura necessária para prosseguir um regime democrático…” - “… Saudamos o 25 de Abril por nos tirar de um regime que limitava as liberdades individuais, em que vigorava um monopólio politico e uma economia altamente regulada e protecionista…”

  • João Camargo - Grupo Municipal BE
    João Camargo - Grupo Municipal BE

    - “…No dia 25 de Abril comemoramos o ato revolucionário que é dizer a verdade, sem medos…” - “…o 25 de Abril deu-nos coisas maravilhosas, entre elas a escolha…”