- Ano: 2021
Detalhes
CATEGORIA: Voto de Pesar
ID: VP.006-AMA-2021
DATA DA DELIBERAÇÃO: 2021/12/21
ORIGEM: Grupo Municipal do PS
FORMA DE VOTAÇÃO: Nominal
DELIBERAÇÃO: Aprovação por unanimidade
RESUMO:
Voto de Pesar apresentado pelo Grupo Municipal do PS, e subscrito pelos Grupos Municipais PSD e CDS-PP, relativo ao "Falecimento da Deputada Municipal Lurdes Ferreira".
Documentos
Maria de Lurdes de Jesus Ribeiro Pêgo Ferreira nasceu a 15 de agosto de 1952, vindo a falecer em Lisboa, no dia 12 de dezembro de 2021, aos 69 anos de idade.
Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, variante de Geografia Humana, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Demografia e sociologia da população pelo ISCTE/INESLA. Instituto de Estudos Superiores do Litoral Alentejano, iniciou funções no Centro Nacional de Pensões, a partir do início da década de 70.
Em 1998, ingressou na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e, durante um período de 11 anos, desempenhou funções de coordenação na área de projetos transnacionais em várias vertentes, tendo sido formadora na área da Igualdade de Oportunidades e de Género e Não Discriminação.
Em 2007, foi nomeada responsável e coordenadora da equipa interna nacional que desenvolveu e implementou o Plano para a comemoração do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT), conteúdos programáticos reconhecidos como uma boa prática na União Europeia. Decorrente dos resultados desse desafio profissional, foi agraciada com um louvor de mérito.
Ao longo do seu percurso, promoveu, e fez parte das equipas, que construíram e implementaram Planos Municipais para a Igualdade, em diversos municípios portugueses, entre outras colaborações e formações nestas áreas e, desde 2015, a convite da Comissão para a Cidadania e a Igualdade, foi perita na avaliação de Projetos Transnacionais no âmbito do Programa EEEGrants (países do Espaço Económico Europeu). Desde 2016 desempenhava funções de Conselheira Local para a Igualdade da Amadora.
Durante a sua vida profissional ativa, exerceu cargos autárquicos na extinta freguesia da Damaia, e nas eleições autárquicas realizadas em 2013, bem como no presente mandato, integrou a lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal da Amadora tendo sido eleita deputada municipal.
Participou, ativamente, no movimento associativo local, nomeadamente como dirigente na associação Feixe Luminoso, na associação Estrelas Alentejanas da Damaia, foi presidente do Conselho Fiscal do Damaia Ginásio Clube e abraçou, na condição de voluntária, o projeto do Banco Municipal de Voluntariado.
A sua enorme nobreza de carácter, o entusiasmo e o empenho na organização de atividades que abraçava são lembradas por todos aqueles, que com ela se cruzaram. Nas relações humanas, era cordial e atenciosa, e sempre teve uma enorme paixão e interesse pela cidade da Amadora.
Deixa para todos os que com ela privaram um grande testemunho de dedicação à causa do bem comum, da justiça social e de empenho inteiramente entregue à comunidade, no desenvolvimento dos vários projetos em que participou.
Face ao exposto:
A Assembleia Municipal da Amadora, reunida no dia 21 de dezembro de 2021, delibera:
1. Aprovar um Voto de Pesar pela Morte de Maria de Lurdes de Jesus Ribeiro Pêgo Ferreira;
2. Endereçar à família enlutada cópia do documento aprovado.
Grupo Municipal do PS
João Vieira
AMA | Extrato da Ata