- Ano: 1980
Detalhes
CATEGORIA: Voto de Pesar
ID: VP.002-AMA-2019
DATA DA DELIBERAÇÃO: 2019/03/28
ORIGEM: Grupo Municipal do PS
FORMA DE VOTAÇÃO: Nominal
DELIBERAÇÃO: Aprovação por unanimidade
RESUMO:
Voto de Pesar pelo “Falecimento de João Vasconcelos”.
Documentos
Foi com profundo pesar que a Assembleia Municipal da Amadora e todo o país receberam a notícia da repentina morte de João Vasconcelos, antigo Secretário de Estado da Indústria e figura profundamente influente na área das StartUps.
Nascido em Leiria em 1975, cedo se destacou pela sua intervenção Cívica: entre 1999 e 2005 foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários. Passou depois a integrar o gabinete do Primeiro-Ministro como adjunto e assessor com responsabilidade na área dos Assuntos Regionais e Economia.
A partir de 2011 foi diretor executivo da StartUp Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, ao mesmo tempo que era responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e empresas.
Foi na StartUp Lisboa que se destacou, sendo um dos responsáveis pela vinda da Web Summit, um evento mundial dedicado às novas tecnologias que coloca anualmente o nosso País no centro deste setor e cujo inegável impacto positivo tem levado Portugal para a vanguarda das StartUp.
Em 2015 João Vasconcelos foi nomeado Secretário de Estado da Indústria, assumindo o Startup Portugal, organização que desenvolveu uma estratégia de empreendedorismo visando uma nova e mais moderna economia para Portugal. Para isso, criou a rede nacional de Incubadoras, o Stuart Up voucher e a rede nacional de FabLabs.
Destacou-se também como um dos organizadores da caravana Aylan Kurdi que conseguiu fazer chegar à Croácia três camiões TIR com mais de 60 toneladas de ajuda humanitária para migrantes que fugiam dos conflitos nos seus países de origem.
Mais recentemente trabalhava de perto com diversas StartUps que procuram modificar muito daquilo que damos hoje por adquiridos seja através de trotinetas elétricas ou através de soluções junto dos apicultores na luta contra os destruidores de colónias de abelhas.
Foi ainda um dos fundadores do “Conselho” um grupo que reúne cerca de 50 CEOs portugueses e que procura discutir as novas dinâmicas do sector industrial e projetar o futuro da economia portuguesa no mundo digital.
A Assembleia Municipal da Amadora, reunida no dia 28 de Março de 2019 delibera:
1 – Expressar o seu mais profundo pesar pelo falecimento de João Vasconcelos;
2 – Dar disso conhecimento à sua família transmitindo o teor deste voto de pesar.
O Grupo Municipal do PS
João Vieira